Bombeiros unem-se para limpar o Cávado

05-06-2006 23:16

 

O acordo vem dar continuidade ao trabalho iniciado por estas entidades no ano passado e que, de acordo com o balanço feito no domingo, no auditório da Biblioteca Municipal, teve óptimos resultados. À semelhança do que foi acordado em 2004, este protocolo tem como principal objectivo a protecção do rio e dos seus afluentes.


O presidente da Câmara Municipal, Fernando Reis deu a entender que é necessário arranjar mais meios financeiros para que os objectivos do acordo sejam atingidos o mais rápido possível. “Se não tivesse sido o envolvimento das Águas do Cávado e a celebração deste protocolo, teríamos que ter arranjado outra solução que passaria sempre pela colaboração dos bombeiros, porque conhecem o rio e estão preparado com meios técnicos para estes trabalhos”, adiantou Fernando Reis.
O autarca defendeu a ideia de que “é necessária uma política de preservação ambiental global e sustentada”, mas salientou que a preservação do meio ambiente depende de todos e não apenas do poder político. “Todos somos responsáveis pela preservação do nosso Planeta, pelo que é necessária a colaboração e o empenho de todos”, referiu o edil, apelando ao interesse da sociedade na preservação daquela que é a maior riqueza do concelho — o rio Cávado.

Fernando Reis afirmou-se “orgulhoso” do trabalho desenvolvido pelo Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal, quer no plano de combate aos focos poluidores, através dos investimentos efectuados nas redes de saneamento e tratamento de efluentes, quer na vertente da formação e sensibilização ambientais. “Este trabalho tem procurado envolver as associações, as Juntas de Freguesia, as corporações dos bombeiros e começa agora a dar os seus frutos”, frisou o autarca, aludindo às acções efectuadas pelo Gabinete do Ambiente, cujo coordenador, o biólogo Abel Martins, fez questão de enunciar e enquadrar, no âmbito de actuação das políticas ambientais da autarquia.
O acordo assinado no passado domingo prevê que a limpeza do rio e das suas margens fique a cargo das corporações de bombeiros de Barcelos e Barcelinhos. Os mergulhadores dos bombeiros de Barcelos vão intervir a montante do Açude de Santo António de Vessadas e a corporação de Barcelinhos responsabiliza-se pela limpeza e vigilância da área a jusante do referido Açude.